Como Citar
Lozano de Poo J. M. (2022). A espacialidade das cidades do século XXI e a superposição do espaço digital. Procesos Urbanos, 9(2), e598. https://doi.org/10.21892/2422085X.598

Resumo

Diante da superposição do espaço digital, o significado dos lugares típicos da vida cotidiana foi profundamente transformado nas cidades do século XXI. Portanto, é essencial explicar a partir da Arquitetura a atual reconfiguração da espacialidade doméstica e urbana. A abordagem, por meio de entrevistas semiestruturadas, permitiu a imersão nesse fenômeno a partir da percepção dos habitantes da cidade de San Luis Potosí, México, constatando que a velocidade com que se impõem novos padrões de comportamento não permite uma reflexão crítica sobre o que implica o desprendimento do espaço físico.

Licence

Direitos de Autor (c) 2022 @Autores

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Referências

Aaker, D., (1989). Investigación de mercados. Ciudad de México, México: McGraw-Hill.

Amin, A., (2002). Spatialities of Globalisation. Environment and Planning A: Economy and Space, 34(3), 385–399. https://doi.org/10.1068/a3439

Amin, A. y Thrift, N., (2017). Seeing like a city. Cambridge, Reino Unido: Polity.

Bourdieu, P., (2009). El sentido práctico. Ciudad de México, México: Siglo XXI Editores.

Castells, M., (2010). The Rise of the Network Society. The Information Age Economy, Society, and Culture. Volume I. Sussex, Reino Unido: Ed. Wiley-Blackwell.

Castoriadis, C., (2008). El mundo fragmentado. La Plata, Argentina: Caronte Ensayos.

Han, B., (2014). La desaparición de los rituales. Barcelona, España: Herder.

Harari, Y., (2017). Homo Deus. A Brief History of Tomorrow. Nueva York, Estados Unidos: HarperCollins.

Harvey, D., (1996). Justice, Nature and the Geography of Difference. Massachusetts, Estados Unidos: Blackwell Publishers.

Hawkins, D., (2004). Comportamiento del Consumidor. Construyendo estrategias de marketing. Ciudad de México, México: Mc Graw Hill.

Heidegger, M., (1999). Introducción a la metafísica. Barcelona, España: Gedisa.

Kvale, S., (2011). Las entrevistas en investigación cualitativa. Madrid, España: Ediciones Morata.

Lefebvre, H., (2013). La producción del espacio. Madrid, España: Editorial Capitán Swing.

López-Altamirano, O.J., Montes-Ponce, W.M. y Sumano-Sánchez, E., (2020). Mediatización Urbana. Nuevas Dinámicas de Comportamiento entre Individuo, Medios y Territorio. Procesos Urbanos. 7(2):e494. https://doi.org/10.21892/2422085X.494

Lozano, J.M., (2020). La imposición del espacio digital: Arquitectura y espacialidad. Bitácora Arquitectura, 46, 104-111. https://doi.org/10.22201/fa.14058901p.2020.46.79044

Lozano, J.M., (2019). Espacialidad doméstica. Cambios y permanencias en la era de la información. Tesis doctoral. Universidad Autónoma de Yucatán.

Massey, D., (2007). Space, place and gender. Malden, Estados Unidos: Polity.

Merleau-Ponty, M., (1993). Fenomenología de la percepción. Barcelona, España: Ediciones península.

Ricœur, P., (2016). Escritos y conferencias 3, Antropología filosófica. Barcelona, España: Siglo veintiuno editores.

Silva-Martins, J.V., y Gonzales-Taco, P.W., (2020). Mobilidade Urbana no Contexto das Cidades Inteligentes: Uma Análise Bibliométrica e de Conteúdo. Procesos Urbanos, 7(2):e497. https://doi.org/10.21892/2422085X.497

Toffler, A., (1980). La tercera ola. Bogotá, Colombia: Ediciones Nacionales.
Sistema OJS 3 - Metabiblioteca |