Resumo
A partir de uma construção semântica da experiência de habitar, pondera reflete sobre na intertextualidade referida ao olhar cronotópico da Casa caribenha, na importância cultural da formação de lugares e sua relação estética como imagem na Literatura colombiana. A Casa caribenha é um dispositivo geo-simbólico, que transcende valores físico-espaciais e denota seu caráter antropológico e social, representando a personificação de uma certa cultura, verbalizada através da imaginação coletiva, em uma Literatura necessária para capturar e exteriorizar a força de um espaço-tempo geográfico e cultural.
Palavras-chave:
Licence
Direitos de Autor (c) 2020 Revista Procesos Urbanos está distribuido bajo la Licencia:
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
Bustos, R. (1999). El Caribe purgatorial: Héctor Rojas Herázo o la imaginación del fuego. En I. I. Caribe, IV Seminario Internacional de Estudios del Caribe: Memorias (págs. 39 - 50)). Barranquilla: Instituto Internacional de Estudios del Caribe.
Camargo, J. (1994). ¡Caribe soy! Raíces musicales afroantillanas. Medellín: Edit. Salsa y cultura.
De Certeau, M., Giard, L., & Mayol, P. (1999). La invención de lo cotidiano II - Habitar, cocinar. México: Universidad Iberoamericana.
Díaz, M. (2014). Región Caribe de Colombia. Cali: Edit. IM Editores.
Ellard, C. (2016). Psicogeografías: la influencia de los lugares en la mente y el corazón. Barcelona: Planeta.
Ferrer, R. (. (2002). El Caribe en la obra de Raúl Gómez Jattin. Estudios de Literatura Colombiana(10), 109-114.
García, G. (2007). Cien años de soledad. Alfaguara.
Gómez, R. (1995). Poesía 1980-1989. Bogotá: Norma.
Gutiérrez, V. (1996). Familia y cultura en Colombia (Cuarta ed.). Medellín: Universidad de Antioquia.
Martínez, N. (2013). El patio de la casa como territorio estético y su relación con el espacio artístico. Arte & Diseño, 56 - 60.
Moreno, V. (2020). El patio y el pueblo. Universidad Autónima de México.
Muntañola, J., & Muntañola, D. (2010). Lla sociología del espacio al encuentro de una Arquitectura oculta en la educación. RASE, 4(2), 133-151.
Nieves, J. (1999). Dinámicas de campo en el Caribe colombiano. En I. I. Caribe, IV Seminario Internacional de Estudios del Caribe: Memorias (págs. 21 - 28). Barranquilla: Universidad del Atlántico.
Ricoeur, P. (2002). Arquitectura y Narrativa. Arquitectonics, 9-30.
Ricoeur, P., & Muntañola, J. (2002). Arquitectura y hermenéutica: Diálogo entre Paul Ricoeur y Josep Muntañola. Arquitectonics(4), 47-52.
Rojas, H. (1986). Celia se pudre. Madrid: Alfaguara.
Rojas, H. (2006). Yo soy del patio de mi casa. En M. C. Torres, identidad Caribe. Síntesis y génesis de la nacionalidad colombiana. Bogotá: Géminis.
Salcedo, M. T. (2000). Escritura y territorialidad en la cultura de la calle. En R. Uribe, Antropologías transeúntes (págs. 157-194). Bogotá:: Instituto Colombiano de Antropología e Historia.
Saldarriaga, A. (2019). ¿Cómo se habita el hábitat? Los modos de habitar. Procesos Urbanos(6), 22-33.
Valdelamar, L. (2008). El Cronotopo del patio en textos de cuatro autores del Caribe colombiano. Visitas al patio(1), 45-70.
Vanegas, B. (2006). Los Lugares comune. SYC Editores.
Vidal, T., & Pol, E. (2005). La apropiación del espacio: una propuesta teórica para compender la vinculación entre las personas y los lugares. Anuario de Psicología, 36(3), 281-297.
Zapata, M. (2006). La identidad costeña, síntesis y génesis. En M. C. Torres, Identidad Caribe. Síntesis y génesis de la nacionalidad colombiana. Bogotá.: Géminis.