Como Citar
Conto Quispe Z. (2020). Lima, Tempo Social e Viagem Motorizada. Procesos Urbanos, 7(1), e475. https://doi.org/10.21892/2422085X.475

Resumo

Embora, por décadas, o uso generalizado do automóvel, como meio de transporte nas cidades, tenha sido questionado, e hoje muitas cidades se concentram em acalmar o tráfego com políticas que restringem o uso do automóvel, na cidade de Lima, o atual modelo de mobilidade prioriza os modos motorizados privados, apesar de a maioria da população viajar de transporte público. O objetivo deste artigo é mostrar o tempo social que as pessoas de Lima perdem por causa do sistema de transporte, viajando de carro ou de transporte público.

Licence

Direitos de Autor (c) 2020 Revista Procesos Urbanos está distribuido bajo la Licencia:

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Referências

Buchanan, C. (1973). El tráfico en las ciudades [Traffic in towns (1961)], Madrid. Editorial Tecnos S.A.

Chión, M. (2002). Dimensión metropolitana de la globalización: Lima a fines del siglo XX. Eure, 28(85), 71–87. Recuperado de https://doi.org/10.4067/S0250-71612002008500005

Dupuy, J.P., y Robert, J. (1979). La traición de la opulencia [La trahison de l’opulence (1976)], Barcelona.Gedisa, S.A.

Estevan, A., y Sanz, A. (1996). Hacia la reconversión ecológica del transporte en España. España, Los Libros de la Catarata.

Fernández, G., y Vilela, M. (2015). Reflexiones sobre densidad urbana y centralidades en la metrópoli de Lima, siglo XXI. Revista de Arquitectura, Urbanismo y Territorio, pp. 83-114.

González, E., y Del Pozo, J. M. (2012). Lima, una ciudad policéntrica. Un análisis a partir de la localización del empleo. Lima. Investigaciones Regionales, 2012, (23), pp. 29-52

Herce, M. (2009). Sobre la movilidad en la ciudad. España. Editorial Reverté.

Illich, I. (2015). Energía y Equidad, los limites sociales de la velocidad [Énergie et equité (1973)], España. Díaz & Pons.

Jacob, J. (2011). Muerte y vida de las grandes ciudades [The death and life of great american cities (1961)], España, Capitán Swing Libros, S.L.

Instituto Nacional de Estadística e Informática - INEI. (2017). Encuesta Nacional de Hogares sobre Condiciones de Vida y Pobreza - 2017. Recuperado de https://webinei.inei.gob.pe/anda_inei/index.php/catalog/613/datafile/F2

Instituto Nacional de Estadística e Informática - INEI. (2016). Planos de Estratificación de Lima Metropolitana a Nivel de Manzana 2016. Recuperado de https://www.inei.gob.pe/media/MenuRecursivo/publicaciones_digitales/Est/Lib1403/index.html

Lima Cómo Vamos. (2017). Encuesta Nacional de Hogares 2017. Recuperado de https://www.limacomovamos.org/data/

Mishan, E.J. (1969). Los costes del desarrollo económico. España, ediciones Orbis, S.A.

Municipalidad Metropolitana de Lima (2014). Plan Metropolitano de Desarrollo Urbano. Lima y Callao 2035. Recuperado de http://comunasurbanas.blogspot.com/2018/09/descarga-plam-2035-plan-metropolitano.html

Naredo, J.M., y Sánchez, L. J. (1994). Las cuestas del automóvil desde el punto de vista del usuario. España, Archipielago 1992, Nro 18-19

Vega-Centeno, P. (2017). La dimensión urbana de las centralidades de Lima Norte: cambios y permanencias en la estructura metropolitana. EURE. 2017, 43(129), pp.5-25

Universidad del Pacifico. (2017). Estudio de tráfico – 2017. Recuperado de https://marketwin.pe/estudio-trafico/
Sistema OJS 3 - Metabiblioteca |