Resumo
140 anos após sua fundação oficial, Ensenada, Baja California, é uma das cidades do México que aposta principalmente no turismo para se desenvolver e crescer economicamente. Neste artigo abordaremos de forma geral as condições dos destinos turísticos fronteiriços em Baja California e particularmente as desigualdades urbanas e sociais identificadas no centro da cidade. Para isso, realizou-se análise documental, levantamentos e observação de campo, explorando os impactos socioespaciais da referida atividade econômica, indagando sobre as regiões de frente e de retaguarda do turismo sugeridas na teoria de Dean MacCannell (1976).
Palavras-chave:
Licence
Direitos de Autor (c) 2022 @Autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
Bringas, N. y Toudert, D. (2016). Satisfacción turística del visitante fronterizo en Baja California, México. Región y Sociedad. No. 65. 109-147.
Calderón C., Robles, C., Aguilar C. (2015) Patrimonio cultural en Ensenada México. Itinerario y preservación. Topofilia, Revista de Arquitectura, Urbanismo y Territorios, Vol. V. Núm. 1.
Cohen, E. (2005). Principales tendencias en el turismo contemporáneo. Política y Sociedad, 2005, Vol. 42 Núm. 1: 11-24.
Lasansky, D. (2006). Introducción en Lasansky, D. y Mclaren, B. (eds) Arquitectura y turismo. Percepción, representación y lugar. Barcelona, España: Editorial Gustavo Gili.
MacCannell, D. (2017) El turista. Una nueva teoría de la clase ociosa, Barcelona, España: editorial Melusina.
Méndez Reyes, J. (2003). Historia del sector servicios: un corredor turístico en el Distrito del Norte de Baja California (1924-1925). Antropología. Revista Interdisciplinaria del INAH, (72), 52–62.
Robles, C. y Calderón, C. (2018). Arquitectura del siglo XX en la frontera norte de México: la arquitectura neocolonial californiana y el patrimonio arquitectónico bajacaliforniano. Mundo Arquitectura, Diseño Gráfico y Urbanismo. Año 01. No. 02. 01-24.