Resumo
Durante a segunda metade do século 20 no México, os processos industriais foram modificados em relação à produção de refrigerantes. O franqueador da Coca-Cola condicionou os franqueados mexicanos a construir fábricas com base nas características arquitetônicas industriais da marca. O objetivo da pesquisa se concentrou em revelar essa linguagem corporativa que definiu o subgênero arquitetônico das engarrafadoras de refrigerantes. É uma interpretação ideológica que as construtoras desenvolveram para reproduzir a imagem da empresa.
Palavras-chave:
Licence
Direitos de Autor (c) 2022 Revista Procesos Urbanos está distribuido bajo la Licencia:
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
Ardón, A. (2002). Semblanza, Roberto Ruíz Obregon. 1904 - 2001. México: Comunicación del Centro, S. A. de C. V. Obtenido de https://issuu.com/fundacionruizobregon/docs/semblanza
Asociación Mexicana de Embotelladores de Coca-Cola. (12 de febrero de 1967). El imparcial de Oaxaca, pág. 8.
Beezley, W. (1983). El estilo porfiriano: deportes y diversiones de fin de siglo. Historia Mexicana, 265 - 284.
Civera, A. (2007). Arquitectura industrial, testimonio de la era de la industrialización. Bienes culturales, 71 - 101.
Coronado, S. (18 de Abril de 2016). Coca-Cola celebra 90 años de vida en México. El Financiero. Obtenido de https://www.elfinanciero.com.mx/monterrey/coca-cola-celebra-90-anos-de-vida-en-mexico/
Cunha M, E. (2014). Estructura portante y estructura formal, Mies Van der Rohe. Barcelona, España: Universitar Politécnica de Cataluya Barcelona Tech.
Derecho Marcantil. (febrero de 2011). Embotelladora de Colima, S.A. de C.V. Recuperado el 2018, de http://fca-derecho.blogspot.com/p/acta-constitutiva.html
El informador. (16 de octubre de 1941). Diario de Guadalajara. Obtenido de http://hemeroteca.informador.com.mx/
González,, M., & Valentino, C. (2000). ¿El comercial más directo?. Impacto que ejerce la exhibición de productos en la vitrina sobre el comportamiento del consumidor. Caracas, Venezuela: Universidad Católica Andrés Bello.
Guerrero M, M. (2006). Empresa y empresarios: El caso de la Cervecería Modelo 1876-1955. México.: Universidad Nacional Autónoma de México.
Hoy se inaugura la embotelladora. (11 de febrero de 1967). El Imparcial, pág. Segunda Sección.
Llamas, I. (1983). Desarrollo económico y procesos de trabajo en México. . México: Universidad Autónoma Metropolitana y Casa del Tiempo. .
Meyer, L. (2000). De la estabilidad al cambio. México: Colegio de México. Obtenido de https://lorenzomeyercossio.com/wp-content/uploads/2020/09/81.-De-la-estabilidad-al-cambio.pdf
National Historic Landmark. (2003). Dixie Coca-Cola Bottling Company Plant. Department of the Interior, National Park Service. United States: National Historic Landmark Nomination.
National Historic Landmark Nomination, code 12. (septiembre de 2003). National Park Service. Obtenido de https://www.nps.gov/nhl/find/statelists/ga/CocaCola.pdf
Padilla, M. (22 de septiembre de 2017). Ex administrador de la Embotelladora Refrescos de Oaxaca S. A.. de C. V. (M. P. Wendy, Entrevistador) Oaxaca, México.
Pancorbo C, L. (2016). Arquitectura industrial de Albert Kahn Inc. 1900-42. La Arquitectura como objeto técnico. . España: Universidad Politécnica de Madrid. .
Pancorbo, L. M. (2014). Architecture as technical object. Industrial architecture of Albert Kahn. VLC Arquitectura, 4 - 5.
Rowe C, S. R. (1997). Transparency. Alemania: Birkhäuser Verlag.
Senado de la República LX Legislatura. (2017). Instituto de Investigaciones Juridicas de la Universidad Nacional Autónoma de México. Obtenido de https://archivos.juridicas.unam.mx/www/bjv/libros/6/2720/4.pdf
Ure, A. (1835). Philosophy of manufactures: On an exposition of the Scientific, Moral, and Commercial Economy or the Factory System of Great Britain. Inglaterra: Charles Knight.